22 de abril de 2017

Resenha: O modelo de liderança de Jesus.

Job. Nascimento

BEZERRA, Cícero; LIMA, Josadak. Seguindo o modelo do Mestre. Curitiba: 2006.

            No transcorrer da história o homem sempre teve uma referência, um modelo de pessoa, líder, mestre a seguir. No entanto, o homem moderno quebra esse ciclo e vive sem referenciais. Estamos passando por uma crise de modelos, de homens que possam servir de inspiração a outros e ser-lhes uma referência.
            Jesus é nosso modelo, nosso referencial. Ele não é uma idéia pré-concebida na mente de alguns líderes religiosos, Ele é um fato histórico. E essa historicidade da vida de Jesus que nos mostra qual o caminho a seguir. Jesus foi um homem manso, mas nunca indelicado; corajoso, mas nunca bruto; irrepreensível e nunca foi surpreendido com alguma falha em sua conduta ou caráter.
            Jesus compartilhou com os seus discípulos todos os meios que eram necessários para a propagação do Evangelho. Ele mostrou aos seus discípulos que deveriam ser astutos, ativos e não terem medo das circunstâncias adversas em meio a evangelização. No entanto, Ele também mostrou que era necessário também se recolher para um lugar deserto e descansar. O recolhimento era também essencial.
            Muitos líderes após conquistarem cargos de destaque cedem aos assédios à popularidade e acabam usando suas comunidades como extensão se suas “realizações” e o púlpito como palanque para a divulgação de suas idéias. O modelo (prática ministerial) de Jesus difere do poder humano. Jesus não exercia poder sobre seus discípulos, pelo contrário, era serviço que produzia comunhão.
            O presente livro mostra a dissonância que existe entre o modelo histórico humano de liderança e ministério cristão e o modelo de Jesus. Excelente em sua linguagem evidencia defeitos gritantes em nossa forma de liderança, mas também nos direciona e lança luz de como melhorar e enxergar um modelo mais eficiente de liderança, de pessoa, de ministério cristão, isto é, o de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário