5 de abril de 2017

Resenha: Missão Integral da Igreja na América Latina.

Foto: Blog Paracleto.
Job. Nascimento

BEZERRA, Cícero. Missão Integral da Igreja. Curitiba, 2007.

O crer em Deus não deve ser visto apenas como um conhecimento intelectual da fé. E essa advertência foi feita por Jesus quando ele disse que muitos “fazem” e “falam”, mas não “são”. O que importa para o Evangelho é o ser e se este “ser” gera frutos. A proposta primária do Evangelho é: o evangelho todo para todo ser humano em todo o tempo. A missão integral não se ocupa apenas da pregação do evangelho, ela vai além e tenta identificar os problemas do seu povo, no nosso caso do povo latino. Assuntos relacionados à: educação, trabalho, família, igreja, saúde, testemunho, solidariedade, encarnação, segurança e meio ambiente são temas comuns á missão integral.
A igreja local deve exercer o seu papel no resgate do indivíduo. E a fórmula é simples: cada igreja local se transforma num pólo de ação social na sua área de influência e a coletividade das igrejas locais atuando desemboca na mudança social de nosso país e continente. Jesus é nosso referencial na missão integral, Ele não se acomodou com a situação espiritual, social e econômica de seu povo e saiu a campo sem qualquer amarra denominacional com os fariseus ou saduceus. Mostrando-nos que para sermos eficientes na missão integral é necessário romper com essas amarras.
O pobre na cidade é uma realidade mundial. No Brasil o êxodo das famílias do campo para a cidade transformou as zonas periféricas em favelas. Muitos se aproveitam da miséria do nosso povo para se promover ou para ganhar dinheiro com ongs que supostamente arrecadariam dinheiro para ajudar os necessitados, mas dá um destino diferente a essa verba, estes são os profissionais da miséria. Devemos encarar a situação da pobreza com seriedade, não adotando métodos assistencialistas, mas investindo na criação de mecanismos para a promoção da educação. Visto que quanto maior a instrução do indivíduo menor a possibilidade dele ser pobre.
Na missão integral Cícero Bezerra argumenta que devemos fazer o dever de casa e esse dever se configura em dois aspectos: o primeiro é com relação ao modelo familiar, pois a família do ministro vai servir de referencial para conhecê-lo, o segundo aspecto é identificar qual é o modelo mais eficaz para a formação teológica dos seus liderados, pois, o tipo de formação educacional vai ditar quais métodos devem ser adotados na região em questão.
O livro do Cícero Bezerra traz a loco não somente a questão da missão integral como conceito abstrato de uma teoria qualquer. Mas, mostra métodos e identifica necessidades primárias para o desenvolvimento de uma missão integral eficaz no nosso contexto. Não adianta trazer modelos importados para atender nosso público tupiniquim. É necessário conhecer as necessidades de nosso povo para depois sair à luta para tornar pública nossa fé dando evidência da mesma nas boas obras de ações sociais para a melhoria de vida dos necessitados de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário