13 de março de 2017

Lição 3: Credo.

Apesar de parecer uma palavra católica ou uma expressão de linguagem, o termo latino credo significa “eu creio”. Existe uma diferença enorme entre "acreditar", "crença" e "fé". Muitos confundem essas terminologias e afirmam: "tenho fé em Deus que irei conseguir um emprego", "eu acredito em Deus", "minha fé é mais racional". Ora, acreditar está numa escala muito baixa e rala. Aplica-se o termo acreditar a coisas como: "saci-pereré", "curupira", "papai noel": "há eu acredito no papai Noel" isso seria uma utilização mais adequada para o termo. A crença é um conjunto sistematizado do que se acredita. A crença, geralmente passou pelo exercício da "razão" e foi sistematizada.  Agora a fé é algo que transcende a razão, ela está além do ser e excede a própria existência. Então, no que diz respeito a pessoa de Deus, eu não acredito, eu tenho fé. E essa fé não precisa de elementos racionais, a fé não pode ser aplicada a coisas palpáveis ou físicas, mas somente a coisas sobrenaturais e que transcendem a razão e o ser. Nós temos fé em Deus, pois Deus é maior do que nossa razão. Mas nos também cremos em Deus, pois na medida em que Ele se revelou na palavra nós formamos nossa crença. Os batistas creem em algumas coisas específicas, como:

1.    Reconhecemos Jesus, apenas ele, como fundador e cabeça da igreja;
2.    A bíblia é nossa única regra de fé e ordem;
3.    Cremos nas doutrinas do arrependimento, fé, batismo e ceia do Senhor;
4.    Nós batistas imergimos ou nos enterramos com Cristo no batismo, após confissão de pecados e arrependimento;
5.    Os batistas concedem direitos iguais aos membros da igreja.

OBS: Discorra sobre cada ponto.

Leitura em casa: Atos 15.

Atividade para trazer no próximo encontro: Descreva os fundamentos do credo batista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário