25 de março de 2017

A importância do ato de ler.

         
   O presente texto constitui-se como uma análise do vídeo que apresenta o pensamento de Paulo Freire sobre a importância da leitura. Na mesma toada demonstra-se a relação dos argumentos de Paulo Freire com os temas estudados nos tópicos anteriores; a contribuição da disciplina da didática para a formação do docente; e a importância da didática para o professor de letras.
            Conforme demonstrado no vídeo, para Paulo Freire a importância da leitura demonstra-se na significação que cada primeira leitura tem para cada aluno. Nesse sentido, o teórico cita o exemplo de um senhor que depois de escrever, ler e perceber o som fonético de uma palavra (“Nina”), ele sorriu de forma contagiante, dizendo: “Nina é o nome de minha mulher”. Há uma libertação, um “alívio centenário” a partir da leitura. Essa é a importância da leitura para Paulo Freire. A leitura é um instrumento de libertação.
            Relacionando os temas abordados por Paulo Freire com o restante da matéria estudada na disciplina, pode-se dizer que o professor deve sempre estar em busca de novos métodos didáticos para apresentar os conteúdos para seus alunos. Essa busca, segundo Paulo Freire, é semelhante a de um movimento numa marcha incansável para o novo.
            A didática é uma disciplina bastante importante na formação do docente. Essa importância verifica-se a partir da possibilidade de oferecimento de novas formas de intervenções na passagem de saberes para os alunos. A didática, portanto, é uma disciplina que não pode ser feita de fora para dentro. Ela deve ser formada com os professores e alunos, decidindo os rumos metodológicos do conteúdo que se pretende estudar.

            Por fim, como pode se verificar, a didática é importante para todos os segmentos da docência. No entanto, ela é ainda mais importante na docência de letras. Isto porque o conhecimento da língua é uma porta de saída de vários medos, frustrações, preconceitos e desigualdades. O conhecimento da língua é um instrumento de empoderamento do indivíduo. Dessa forma, uma deficiência na passagem desse conteúdo compromete esse movimento libertador, conforme ensina Paulo Freire. Sendo assim, a didática é importante para o professor de letras porque constitui um instrumento eficaz no auxílio da passagem de conteúdo. 

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