4 de agosto de 2014

Curso básico de Homilética: aula 1.

INTRODUÇÃO
            Este curso tem como objetivo mostrar os caminhos para perder a timidez e falar em público com propriedade, segurança e relevância. Muitos de nós temos um enorme potencial, mas muitas vezes deixamos a timidez e o complexo de inferioridade ocultar nosso talento. A Homilética, associada à retórica, à oratória e à eloquência proporcionam ao pregador os recursos necessários ao aprimoramento de sua arte ensinando-o a expor com clareza e elegância as verdades da Palavra de Deus. A homilética permite ao pregador escolher o sermão mais adequado para cada ocasião. Ela também o orienta na elaboração de cada parte do sermão, do título à conclusão, fazendo da mensagem um conjunto agradável e coerente, um instrumento do Espírito Santo na convicção de pecado. Mas a homilética não se concentra apenas no sermão. Ela se preocupa também com a pessoa do pregador. Portanto, elementos como: postura, voz, vestuário, posição do microfone, contato visual, encadeamento de ideias e convicção são extremamente importantes para esta arte.

AULA 1: DEFINIÇÕES E UTILIDADES DA HOMILÉTICA.
O termo Homilética é derivado do Grego "homilos” o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo "homilia" ou pequeno discurso do verbo "omileu", conversar. O termo Grego "homilia" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". Homilética é a ciência que estuda a técnica e a arte de elaborar e pregar sermões. Ela tem um objetivo primordial: orientar o pregador em suas prédicas proporcionar-lhe conhecimentos e despertá-lo para os erros comuns a essa atividade.
A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética. Vejamos algumas definições que envolvem essa matéria:

Discurso - Conjunto de frases ordenadas e faladas em público;
Homilética - É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão;
Oratória - Arte de falar ao público;
Pregação - Ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma notícia;
Retórica - Conjunto de regras relativas à eloquência; arte de falar bem;
Sermão - Discurso cristão falado no púlpito.

O estudo da Homilética abrange tudo o que tem a ver com a pregação e apresentação de práticas religiosas: como preparar e apresentar sermões de maneira mais eficaz. Sendo a homilética a "Arte de Pregar" deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O próprio Jesus Cristo em Marcos 16: 16 disse: “Ide pregai o evangelho”. Quando a Homilética é observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreensão do texto. A observação da Homilética traz orientação ao orador.

A eloquência.
A eloquência é um termo derivado Latim Eloquentia que significa: elegância no falar, falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. É a soma das qualidades do pregador. Não é gritaria, pularia ou pancadaria no púlpito. A elocução é o meio mais comum para a comunicação; portanto deve observar o seguinte:

1. Voz - A voz é o principal aspecto de um discurso.
·         Audível: todos possam ouvir.
·         Entendível: todos devem entender. Pronunciar claramente as palavras. Leitura incorreta, não observa as pontuações e acentuações.
2. Vocabulário - Quantidade de palavras que conhecemos.
·         Fácil de falar - comum a todos, de fácil compreensão - saber o significado
·         Evitar as gírias, Linguagem incorreta, Ilustrações impróprias.

Algumas regras de eloquência:
·         Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto;
·         Conhecimento do publico ouvinte;
·         Procurar saber o tipo de reunião e o nível dos ouvintes;
·         Seriedade, pois o orador não é um animador de platéia;
·         Ser objetivo, claro para não causar nos ouvintes o desinteresse;
·         Utilizar uma linguagem bíblica;
·         Evitar usar o pronome EU e sim o pronome NÓS;

Citação: “um pregador deve possuir as virtudes de ensinar sistematicamente, de ser engenhoso, despertado, eloqüente; ter bela voz e boa memória; saber quando terminar; estar seguro de sua doutrina; aventurar-se e comprometer-ser de corpo e alma com a pregação e ter riqueza e honra com relação à Palavra de Deus” (Martinho Lutero).
Exercício 1: ler em voz alta dois textos. Um bíblico e outro secular. Este exercício tem como finalidade desenvolver a capacidade de convencimento e de expor a ideia que está no texto, além de mostrar para a própria pessoa como é sua voz.

Dicas: nunca tente parecer uma pessoa que você não é. Não tente imitar o Cid Moreira se sua voz não é assim.

Tarefa de casa: ler pelo menos 20 páginas de qualquer texto essa semana.
Discurso para ler em voz alta: Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".
Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade. Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter. Tenho um sonho, hoje.
Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, cujos lábios do governador atualmente  pronunciam palavras de recusa sejam transformados numa condição onde pequenos rapazes  negros e meninas negras possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos e meninas brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs. Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão  niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário