4 de janeiro de 2013

A importância do Shem'


Por Caian Pires

Venho trazer-lhes este texto com a minha visão de acordo com os meus estudos sobre "O Shem'. A corrente ideológica atual se tratando do Salvador é a questão do nome, muitos se baseiam em alguns versículos da bíblia que pode conter um sentido duplo nos originais! Iarrushua Ha'Mashiac, como conhecemos vem ganhando muito espaço no ocidente, principalmente aqui no Brasil; mas devemos analisar de forma bem mais ampla o que a bíblia diz sobre "O Shem' "; sabemos que não temos os originais nas mãos, e ainda por cima, precisamos de uma certa instrução para poder lê-los.

Mas com breves pesquisas podemos ter uma melhor visão do assunto. Para todos que afirmam ou confiam piamente que se não falarmos Iarrushua não seremos salvos; trago algumas interpretações pessoais sobre o assunto, então vamos lá! Shem': Palavra hebraica para definir o nome ou caráter! Sabendo disso, devemos pegar cada versículo e analisar o contexto para ver se encaixa nas duas definições acima. Pessoalmente usarei dois. O primeiro é de quando os Iarrudins estavam se preparando para entrar na terra prometida; e vemos que lá só entraria quem tive-se o Shem' do Criador; mas se fomos analisar os textos hebraicos veremos que dos que adentraram a terra de Canaã, poucos tinha parte do tetragrama no nome, basicamente eu só conheço. Iarrushua (Josué); agora com esta análise, devemos encaixar a melhor definição para o contexto desta situação. E se fomos mais adiantes, vemos que o que acontecia na época, era certa rebelião contra o Criador e contra o profeta Moisés, fizeram imagem de um bezerro e até brigaram entre si, estes desobedientes de má conduta, morreram no deserto; definimos então que, os que adentraram a terra prometida, foram os que tinham o Shem' (Caráter) do Criador!

Agora, o mais usado para esta afirmação do nome; "Não há outro Nome por baixo do céu que garanta a Salvação.", mas vamos redirecionar para o contesto original, como todos já sabem o que significa o nome. "Não há outro Shem' por baixo do céu que garanta a Salvação", incrível né? Fiquemos então com esta segunda frase na memória; iremos criar um perfil para o Salvador:

Idade: 30 e alguma coisa.
Nacionalidade: Judéia
Naturalidade: Belém
Função: Carpinteiro, profeta, e Salvador da humanidade!
Shem':Iarrushua Ha'maschiac
Shem': Amoroso, Justiceiro e Misericordioso.

Não venho aqui para retirar a importância do nome, acho até "necessário" orarmos no original, agora dizer que os que falam Jesus, estão paganizados é muito errado; estes que crucificam o nome Jesus, tira a onipotência do Criador; caso a questão do nome fosse realmente importante, poucos seriam salvos, pois até hoje temos dúvidas sobre a questão do nome. Estes estariam anulando até os adjetivos como, Eloheinu, Adonai, El Shadaai, Ha'Shem, Deus etc.

Mas para finalizar, trago a minha interpretação acrescentando outro versículo. "Nem todos os que disserem senhor, senhor entrará no reino do céu, mas sim aquele que fizer a vontade de meu Pai!"

Analisando criticamente, sabemos que o Filho e o Pai são um só, e a vontade do Pai é a vontade do Filho: o Filho, nos deu dois  mandamentos. "Ama Deus sobre todas as coisas, e à teu próximo como a ti mesmo!". Sabendo disso vemos que o que ele quer e faz, é a pratica do Amor (Caridade).

Agora com este entendimento, vamos dar uma breve modificada na primeira frase: "Nem todos os que clamarem o Shem' entrarão no reino do céu; mas sim aquele que praticar ou ter o Shem' de meu Pai (Amor)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário